terça-feira, 28 de abril de 2009

Manifesto pelo contato com os livros


Nunca imaginei que fosse escrever um post desses, ainda mais com esse título. Mas acreditem, é necessário lutar pelo direito de tocar nos livros em neste ano de 2009. Ainda bem que meu bisa está num lugar distante e bacana, para não ter que viver um momento como esses.


Estou aqui numa biblioteca em Brasília onde não é possível o acesso às estantes de livros. Não, não podemos conhecer os livros nas prateleiras e nem temos a opção de passar uma manhã livre na biblioteca, conhecendo as novidades da literatura. Não podemos sentir o cheiro dos livros na estante e tampouco ter alergias àqueles exemplares mais antigos e empoeirados.


O sistema informatizado e super moderno que gerencia essa biblioteca permite apenas que nós digitemos no computador os nomes dos livros(no máximo cinco), e então um bibliotecário(privilegiado:) vai até as estantes e pega os livros que solicitamos. Até achei bacana esse sistema moderninho, mas não era necessário colocar UM MURO entre os leitores e os livros. E mais: cinco é pouco, pouquíssimo. Para se fazer uma pesquisa decente, as vezes temos que montar uma pilha considerável, ué. É desumano isso, minha gente! E o moço veio me explicar que as pessoas devem se acostumar aos computadores e também que devem saber o que querem. Devem vir à Biblioteca com o nome certo do autor e do livro. Tentei explicar quantos livros eu conheci nas prateleiras das bibliotecas e quantas tardes e manhãs lindas passei lendo novos livros, nos tempos de adolescente. E que mesmo hoje em dia com um milhão de coisas pra fazer, sempre que posso, frequento uma boa biblioteca para desfrutar doces horas em ótima companhia. Mas o BIBLIOTECÁRIO não conseguiu compreender meu sentimento e mais triste fiquei.


Só nos restam computadores, que nem cheiro tem. Talvez em breve a leitura de blogs como esse não seja mais uma opção entre tantas, e sim a única. Que esse dia nunca chegue.

2 comentários:

Mahína disse...

Mas que beleza de post! Vamos fazer um abaixo assinado? heheheh Adorei, vou te adicionar aqui nos favoritos pra acompanhar vc. Beijo grande!

Anônimo disse...

Ich meine, dass Sie den Fehler zulassen. Schreiben Sie mir in PM, wir werden umgehen. levitra bestellen viagra rezeptfrei [url=http//t7-isis.org]cialis ohne rezept[/url]