sexta-feira, 11 de abril de 2008

PARABÉNS COSMONAUTAS!!


Gente, olha quem tá aqui ! Nosso querido Gagarin!!! É a boladojogo today, no dia do cosmonauta! Segundo o wikipedia, Astronauta, cosmonauta ou taiconauta são palavras que designam as pessoas que pilotam uma espaçonave, ou são passageiros nela, desenvolvendo atividades no espaço exterior. Nos EUA, pessoas que viajarem acima de uma altitude de 80km são considerados astronautas, mas de acordo com a FAI (o resto do mundo baseia-se neste padrão) somente as pessoas que chegararem a uma altitude superior a 100km são considerados fazer parte de um vôo espacial.
Astronauta é a expressão usada para designar aqueles que foram ao espaço em uma espaçonave
estadunidense, e cosmonauta kosmonavt (космонавт) para aqueles que o fizeram em uma espaçonave soviética ou russa. Ambos os termos ficaram consagrados durante a corrida espacial, na década de 1960, entre os EUA e a URSS. Por sua vez, a expressão taikonauta 太空 (tàikōng, espaço), surgida em 2003 quando a China lançou seu primeiro foguete tripulado, denota aqueles que foram ao espaço em espaçonaves deste país.
O primeiro cosmonauta da história da
exploração espacial foi Iuri Gagarin que em abril de 1961 fez um vôo orbital a bordo da nave soviética Vostok, vôo que provocou, como reação dos EUA, a corrida espacial e a chegada do homem na Lua.

Nenhum comentário: