quarta-feira, 12 de março de 2008

Antes fosse um exagero


Sabe aquelas situações em que você pensa: "tô num filme de Fellini", "me belisquem por favor" ou ainda "a vida exagerou dessa vez"...
Foi assim!
Manhã de sol em São Paulo, tô indo entregar um trabalho na faculdade, perto da estação armênia de metrô. Empolgação, disposição, acordei inspirada...Entrei no metrô na estação Brigadeiro...E eis que na estação Paraíso está armada a confusão...um empurra-empurra danado, muvuca, gritos e confusão...Fiquei asustada, coração disparou...Meu Deus, o que é que tá acontecendo? Um arrastão? Uma manifestação? Eu vou morrer? Vou ser pisoteada, na certa! Com dificuldade, as pessoas foram se amontoando no metrô, até superlotar cada vagão, inclusive o meu! As pessoas com fitinhas e faixas na cabeça e no corpo..." Eu amo Jesus"..."Jesus é o rei"..."Tô com Jesus e não abro", etc. Me parece que se tratava de uma marcha para Jesus...Claaaaaaaaro que não entrarei no mérito do quanto esse evento é necessariamente SURREAL dentro de meu limitado campo de conhecimento. Vamos aos fatos, somente aos fatos! A impressão que me deu é que apenas eu e mais 4 pessoas no meu vagão não participávamos da Marcha. Fiquei perdida, atordoada, um sentimento esquisito danado, bem parecido com o que a gente sente quando o personagem de Mastroianni chega na "Cidade das Mulheres". É o que melhor se aproxima do meu sentimento e impressão. Pessoas pulando, gritando e batendo palmas: "Jeeeeeeeeeeeesus, fiu fiu fiu....Jeeeeeeeeeeeeesussssssssssss, fiu fiu". Duas senhoras estavam sentadas juntas(sorte a delas) e quiseram entender o que se tratava. E uma moça gritou..."Geeeeeeente, ela não conhece o sangue de Jesus, vamos evangelizá-la agora". E todos colocaram as mãos sobre elas e as duas foram ficando entorpecidas com a gritaria...Uma delas se emocionou tanto que começou a falar sobre o câncer do marido, sobre seus problemas pessoais. E a mocinha gritava "PISA, PIIIIIIIIIIIISA no rabo da serpente"...E pisavam no meu pé, pisavam no chão, pisoteavam tudo...um prato cheio pra Fellini, eu pensava...E o pior veio depois: chegando à enooooooooorme estação da Sé, cheerleaders, com sainhas e pompoms rosas, faziam uma coreografia...Em cada blusa, uma letra...J, E, S, U, S! E gritavam: "Eu quero um J, eu quero um E(...) JESUSSSSSSSSSSSSSSS!(Sem palavras para descrever o tamanho da gritaria nessa hora- a torcida do meu Flazão é uma aprendiz perto deles). E melhorou: "Não tem Xuxa, não tem Pelé, Jesus Cristo é o rei que a gente quer, tututututu". Me desesperei...Eu pequena desse jeito, com claustrofobia ainda por cima, achei que fosse morrer ali...Mas não...Na hora de descer na estação foi aquela confusão. Todo mundo gritava: "Gente, a moça vai descer, abre abre pra moça passar"...E eu esbarrando em meio mundo, pedindo licensa, licensa, licensa...Ufaaaaa!!Consegui sair. Quem é doido!

Um comentário:

Leonardo Torres disse...

Muito bom seu Blog,bem completo
estou tentando add o seu.
Grande Beijo